quinta-feira, 19 de abril de 2012

OFICINA DE MATEMÁTICA

Objetivo Geral;
Formar professores do 1º ao 5º ano para trabalhar com os conteúdos de matemática do primeiro segmento do Ensino Fundamental.   
Objetivos Específicos;
•Ampliar o leque de problemas de adição e subtração para propor aos alunos;
•Trabalhar questões que envolvam os diferentes sentidos dessas operações, como juntar, agregar, ganhar, avançar, tirar, perder e retroceder;
•Analisar as diversas relações que os alunos colocam em jogo ao resolver problemas;
•Propor desafios que sejam ajustados aos conhecimentos que as crianças dispõem e aos que se espera que coloquem em ação;
•Considerar as variáveis que interferem na complexidade das situações de adição e subtração ao planejar as aulas.  
Conteúdos Trabalhados;
Análise de enunciados; Diferentes sentidos de adição e subtração; Estratégias de cálculo para resolver problemas de adição e subtração;
Tempo Estimado;
Duração de dois ACs (04 horas – 02 horas cada AC).
Material Necessário;
Cópia do material disponibilizado pela revista Nova Escola; Livro didático utilizado na escola; Material audiovisual disponibilizado na internet, no site domínio público;
Desenvolvimento;
Abertura com uma dinâmica: (a escolher) Vídeo: Conversa de professor - Significado das operações - Adição e Subtração. Discursão sobre o “Significado de saber somar e subtrair”. Levantamento de como os professores ensinam essas operações na escola. Formar grupos para debater as afirmações abaixo:
O ensino do campo aditivo
•Ao ensinar as operações, uma boa estratégia é fazer uma lista de palavras-chave que auxiliem os alunos na interpretação de enunciados dos diferentes problemas.
•É necessário ensinar, primeiro, as técnicas para resolver contas de adição e subtração e só depois os alunos vão solucionar problemas que envolvam essas operações.
•A adição e a subtração podem ser definidas como as ações de acrescentar e tirar, respectivamente. Entrega de uma lista com problemas;
- Debater, discutir e agrupar os problemas parecidos e informar os critérios utilizados.
- Leitura dos PCNs “Operações com Números Naturais – Adição e Subtração: Significados”. Disponível no site www.novaescola.org.br/gestao.
- Elaboração de um diagnóstico sobre o que as crianças já sabem para resolver problemas de adição e subtração. Texto: “Diagnóstico inicial: Você sabe o que eles já sabem?
- Discursão considerando as variáveis que interferem na complexidade dos problemas para cada turma: o tamanho dos números se são redondos ou não, o conjunto numérico envolvido, o contexto do problema e a ordem e a apresentação das informações.
Problemas:
1.Pedro tinha 15 figurinhas em seu álbum. Ganhou algumas e agora tem 33. Quantas figurinhas ele ganhou? (2º ano).
2.Pedro tinha 15 figurinhas em seu álbum. Ganhou 5 de um amigo. Quantas figurinhas tem agora? (1º ano).
Examinar o quadro (em grupo) Análise e registros dos resultados. Tabular os dados. Refletir considerando as seguintes questões:
1.Que estratégias os alunos utilizaram para resolver o problema? Quais chamaram sua atenção? Por que?
2.As crianças resolveram os problemas conforme as suas expectativas?
3.O que você antecipou que de fato aconteceu? O que não aconteceu? - Leitura da sequência didática proposta. - Adaptação da sequência proposta a realidade de cada um. - Pequena análise do livro trabalhado em sala.
Avaliação;
Auto avaliação e discursão sobre a importância da oficina.
Fonte de pesquisa;
Revista Nova Escola – www.novaescola.org.br/gestao. Livros: Análise de erros – o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática – Material da ULBRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário