sábado, 20 de novembro de 2010

ATO DE REFLETIR PARA A ELABORAÇÃO E MELHORA DA SUA PRÁTICA

Análise crítica elaborada por Valdirene Oliveira Silva, aluna do curso de Letras da FTC, tomando como base o texto de ZEICHNER, Kenneth M.. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc., Campinas, Vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008 535.

Zeichner (2008) discute no artigo Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente, que estes deveriam entender as razões e racionalidades associadas com as diferentes práticas e que desenvolvesse nos professores a capacidade de tomar decisões sábias sobre o que fazer, baseados em objetivos educacionais cuidadosamente estabelecidos por eles, dentro do contexto em que trabalham e levando em consideração as necessidades de aprendizagem de seus alunos.
Vendo cada vez mais a atitude dos profissionais que o cercava, iniciou uma análise na sua forma de ensinar e na forma que se ensinava atualmente. No decorrer do texto, fica evidente, que o autor, Zeichner, discuti o uso da reflexão em cursos de formação docente a partir de suas experiências, estas vividas enquanto trabalhou na Universidade de Winconsin e na suas visitas a outros países.
Nessa vontade de preparar os educadores a serem mais eficientes, capazes de levarem os seus alunos a terem rendimentos escolares melhores e transformá-los em cidadãos conscientes, críticos e capazes de conviverem em sociedade, Zeichner apresenta uma forma de trabalho diferenciada, a qual tenta transformar o professor tradicional em um professor que se vale do ato de refletir para modificar a sua prática.
Zeichner não criticava apenas a forma de seus colegas trabalharem, mas também a sua própria prática, com isso procurava melhorar cada vez mais a sua forma de ensinar e tratar os seus alunos e imbuindo nestes uma visão reflexiva da sua própria prática.
Zeichner, resolveu implementar um programa que se baseava no uso da prática reflexiva, o qual deveria ser utilizado por formadores de formadores. E no decorrer do desenvolvimento do programa vários educadores de países diferentes abriram discussões sobre a sua forma de ensinar e cada um foi procurando adotar essa “nova” prática no seu dia a dia, que tinha a possibilidade de favorecer tanto os professores quanto os alunos.
Junto com a implementação desse programa houve o aparecimento de novos conceitos, sendo um deles o do “ensino reflexivo”, o qual gerou uma grande confusão onde muitos profissionais não entendiam o que significava a frase ensino reflexivo, e com isso ocorreu do programa não ser adotado por todos e os que adotaram, apesar de participar do mesmo programa apresentaram diferenças enormes em relação às perspectivas sobre a forma de ensinar.
Alguns autores e professores, incluído Zeichner, juntamente com outros acadêmicos analisaram também algumas outras formas de aplicar o ensino reflexivo e as diferentes pedagogias desenvolvidas e as diferentes visões criadas no decorrer da aplicação do mesmo.
Ele não só aplicou o ensino reflexivo como foi analisar o seu desenvolvimento e as diferentes formas e opiniões geradas durante este processo. Procurava também, discutir o uso do conceito de reflexão em cursos de formação docente a partir da experiência vivida por ele e outros autores ao redor do mundo.
Pode-se afirmar, Baseando-se na fala de Zeichner, que quando um profissional da educação apresentasse de forma receptiva, sendo este capaz de aprender e ensinar ao mesmo tempo, fazendo da sua aula um momento de reflexão e análise da sua prática, fica fácil atingir os seus objetivos e de uma forma bem simples e direta, criar nos seus alunos um espírito crítico e onde estes serão capazes de interagir com o meio em que vivem.
O artigo de Zeichner apresenta uma forma diferente de olhar a prática educacional, apresentando um professor crítico e que se utiliza do ato de refletir para a elaboração e melhora da sua prática. O autor tenta compartilhar suas idéias e pensamentos sobre o ato reflexivo na prática pedagógica dos cursos de formação de professores. Este foi elaborado e escrito de forma simples e clara, podendo ser indicado para professores, alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências da Educação.

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