terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA

È interessante analisar o meio em que o aprendente se encontra inserido. Com isso enxergo grandes possibilidades no uso da Teoria Sócio Interacionista ou Construtivista para alicerçar a prática pedagógica.
Fazer com que o aprendente e o ensinante atuem de uma forma reflexiva e participativa, onde ambos evoluem no mesmo ritmo e principalmente utilizando a realidade de cada um para moldar o processo didático, faz com que estratégias pedagógicas pautadas no Construtivismo e no Sócio – Interacionismo se transformem em algo bastante proveitoso para cada um dos participantes deste processo.
Acredito que o AVA faz com que a relação entre o ensinante e o aprendente se transforme em um momento de interação mútua, onde ambos atuam como construtores do conhecimento, estimulando a pesquisa e busca por mais conhecimento.
O mais importante do AVA é produzir no aprendente um espírito colaborativo e investigativo, pois este estimula a produção do conhecimento coletivo e favorece a pesquisa e a busca por novos conhecimentos.
Por está inserido em um mundo dinâmico e inovador, onde devemos respeitar o conhecimento trazido pelo aluno e a forma como este ver o mundo ao seu redor, acho interessante o uso de ferramentas que estimulem o espírito colaborativo e investigativo dos alunos, transformando cada um em produtor de seu próprio conhecimento. Com isso vejo o AVA como um ambiente interessante para ser usado na prática de sala de aula e com certeza utilizaria esta ferramenta no meu dia a dia e dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário