domingo, 11 de abril de 2010

Modelagem Matemática

Abaixo segue um pequeno resumo de um estudo de caso de uma aplicação da Modelagem na sala de aula.

Hoje vemos um grande número de pesquisas na área da educação destinadas a detectar e apresentar soluções para os problemas que dificultam a aprendizagem, sendo que a maioria destina-se ao ensino médio e superior, com isso o ensino fundamental restringem-se a algumas obras e poucas pesquisas. Só que esse quadro vem mudando com o passar do tempo, pois os olhares dos pesquisadores estão se voltando para as séries iniciais do ensino fundamental, os quais estão propondo soluções e meios para melhorar a qualidade e tornar o processo de ensino algo prazeroso e saudável. Sendo assim este estudo de caso destina-se a mostrar possíveis soluções e principalmente apresentar a Modelagem Matemática como uma metodologia alternativa importante para solução de vários desses entraves. Logo será apresentado de maneira dinâmica e de fácil compreensão um estudo de caso em que a Modelagem Matemática é utilizada como ferramenta primordial para aquisição de um novo conhecimento, fazendo com que este se consolide, através de uma interação com os conhecimentos já adquiridos do individuo, podendo assim produzir uma Aprendizagem Significativa.

Palavras - chave: Modelagem Matemática, Séries Iniciais do Ensino fundamental, Aprendizagem significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário